terça-feira, 29 de setembro de 2009



O Pacto Pelo Blues - Por Júnior Silva
Tirando o Ralph Macchio (Karate Kid, A Hora da Verdade), que provavelmente protagonizou o filme por ter sido o "rostinho bonito" do momento, "Encruzilhada" (Crossroads, EUA, 1986) é uma obra prima dos road movies sobre blues. A trilha sonora é fantástica, digna de ser garimpada a todo custo na internet e nos sebos da vida. E eu nem mencionei a história ainda, original e precisa...!


Após ter participado da gravação de um lendário albúm de blues nas décadas de 30 e 40, um velho blues man é encontrado em uma casa de repouso para idosos por um estudante (Macchio) de música apaixonado por blues. O garoto pede que o velho lhe ensine a "tringésima música", supostamente deixada de fora do já citado lendário álbum que teve apenas 29 canções gravadas. De maneira inusitada um acordo é feito, e os dois saem em uma viagem em busca desta gravação. Destaques para o pacto que o velho blues man faz com o próprio diabo para participar da gravação e ter fama, e para a cena em que ninguém menos que Esteve Vai participa de um duelo de guitarra com o personagem de Macchio.


Com trilha sonora dirigida e executada por Ry Cooder, "Encruzilhada" propõe um mergulho nas raizes do blues, conduzido através de uma reflexão sobre companheirismo, amor pela arte e o desejo de entender melhor a origem de nossas paixões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário